O que são exactamente famílias anónimas?


Famílias Anónimas é um grupo de auto-ajuda de familiares e amigos preocupados, que foram confrontados com o facto dos problemas de alguém muito chegado a si, estarem a afectar seriamente as suas vidas, bem como as suas capacidades de funcionamento normal no dia a dia.
Todos nós já dissemos uma vez ou outra “
mas não sou eu quem precisa de ajuda!!!...” Óbvio que alguém que não nós, seja a pessoa com problemas.
Muitos de nós ficamos aborrecidos e até chocados com a recusa pela outra pessoa, de aceitar ajuda, e até mesmo por ela se mostrar ressentida com as nossas tentativas para ajudar.

Como grupo, Famílias Anónimas dedica-se a realizar algo de construtivo relativamente à aproximação dos problemas de quem os tem.
Aprendemos com a nossa experiência pessoal, mas também com a partilha das experiências dos outros, bem como com os erros disparatados que se cometeram, sempre na perspectiva de fazermos o melhor que nos é possível.
Essa tomada de consciência, em si própria, é extremamente benéfica, ao ajudar-nos a começar a sentirmo-nos bem connosco... e, surpreendentemente, é nessa altura que em grande número de casos se começa a desenhar o cenário ideal para a recuperação das duas partes envolvidas no problema.